9 de mai. de 2013

Guitarras Mórbidas - Entrevista com David Vincent


O nome dele é bem conhecido na cena Metal, por seus trabalhos com TERRORIZER, GENITORTURES e, é claro, MORBID ANGEL, mas alguns não sabem que ele é endorsado pela Dean Guitars, mas só alguns poucos sabem sobre o seu trabalho em Dean Guitars, então, com a ajuda de Janna Souza, tivemos a oportunidade de fazer esta entrevista com David, falando sobre seu trabalho com a música, mas o centro desta entrevista é sobre opiniões e planos de seu instrumento.


Metal Samsara - Oi, David! É um prazer para nós fazer essa entrevista com você, então, a primeira pergunta é: quando é que você teve interesse nos aspectos físicos de instrumentos? Você fez em curso de luthier ou algo assim?

David Vincent: Ah, eu não sou nenhum luthier de forma alguma, mas tenho sorte suficiente de ter alguns bons amigos que são, e eles me ensinaram vários pontos sobre a seleção de madeira, colocação de captadores e outros detalhes que contam bastante no tocante ao som em geral e na ‘tocabilidade’ um instrumento.


Metal Samsara - Você usou por algum tempo outros baixos em seus trabalhos musicais: no ‘World Downfall’ do TERRORIZER e no ‘Altars of Madness’ do MORBID ANGEL, que usou um Hamer com um corpo Strato, no ‘Blessed are the Sick’, um baixo personalizado com um corpo Explorer (parece pelas fotos antigas, me corrija se eu estiver errado, por favor); em ‘Covenant’ e ‘Dominantion’, baixos Hamer, um modelo com corpo Explorer e um da série Scarab, e agora, a série Demonator da Dean, assinado por você. Então, qual é a grande diferença de todos eles? Claro que sua técnica de tocar baixo evoluiu muito ao longo destes anos, por isso as mudanças estão ligadas a elas de alguma maneira?

DV: Em ‘Altars’ e ‘World Downfall’, eu usei um Washburn Force 40, que é um instrumento com um som ótimo e foi o meu primeiro que teve captação ativa. Eu passei pelos meus “Anos Hamer” com vários ótimos modelos Explorers que foram customizados nos EUA. Eu gosto do design geral do corpo. Ele funciona bem para o meu tipo corpóreo e minha posição em que toco. Eu toco principalmente com meus dedos, mas eu também uso uma paleta em certas faixas onde essa técnica é mais apropriada.


Metal Samsara - Uma grande curiosidade: no passado, você usou paletas para tocar, mas desde 1993 (nós acreditamos) que você está usando seus dedos. Qual foi a razão para isso? Foi apenas uma escolha?

DV: Eu gosto muito de tocar com meus dedos, mas novamente depende realmente da música e que eu julgo ser mais adequado para a base em cada canção. Na verdade, eu uso meus dedos desde antes de aprender a usar paletas, que é o motivo de guitarristas acharem estranha a maneira que eu toco com elas, porque eu começar com um toque para cima.


Metal Samsara - David, muitos não sabem do seu trabalho com Dean Guitars, assim você pode falar um pouco sobre isso para nós?

DV: A Dean Guitars está localizada aqui em Tampa, Florida (minha cidade natal) e é de propriedade de um amigo de longa data, e dois dos meus melhores amigos trabalham lá. Encontro-me por lá muitas vezes, quando não estou viajando. Eu também estive na feira de instrumentos musicais NAMM, em nome da Dean Guitars.


Metal Samsara - Você toca há muitos anos, e com uma vasta gama de abordagens musicais, de Grindcore e Death Metal a Rock Industrial, então, em sua opinião, o que muda de um estilo para outro como músico? Para um fã, o som é o que importa, mas para um músico, não é a única coisa, certo? E que em um instrumento deve mudar? Guitarras e baixos de Dean fazem um bom trabalho em todos eles, por tudo que podemos ouvir.

DV: Os instrumentos que eu toco, em primeiro lugar, devem ser confortáveis e agradáveis para mim. Eles me dão inspiração para criar. Eles são ferramentas essenciais, e em minha opinião, MUITO IMPORTANTES.

Não existem dois músicos iguais e, portanto, há tantos instrumentos diferentes disponíveis. O que funciona para mim pode não funcionar para outros, e vice-versa, mas eu estou contente que tantos baixistas me deram uma boa resposta sobre a minha série de baixos “Demonator”!


Metal Samsara - Falando sobre a série de baixos “Demonator”: quando surgiu a sua idéia para um novo modelo? Por favor, fale um pouco da história da série, bem como sobre suas características, bem como do toque pessoal “Evil D.” nele.

DV: Quando eu visitei pela primeira vez Dean Guitars, em 1998, eles mostraram interesse em trabalhar comigo. Eles não tinham nada naquele momento que realmente me chamasse a atenção mais do que os instrumentos que eu já tinha, então eu educadamente disse-lhes obrigado, mas eu já tinha muitos instrumentos. Essa não era a resposta que queriam, e eles me pediram para falar com o seu luthier-chefe, o Sr. Ben Chafin, que me disse que iria fazer o que eu quisesse. Essa foi a chave! Eu trabalhei ao lado de Ben por vários meses projetando um instrumento que combinava todas as características de todos os meus instrumentos favoritos juntos. O resultado é o meu “Demonator”.


Metal Samsara - O corpo do baixo é uma criação sua? É meio estranho para alguns à primeira vista, mas quando chegamos a usar isso, o Demonator parece ser muito confortável para pegar e tocar.

DV: Eu acho que o baixo mais confortável que eu já joguei tanto em pé com uma correia e sentado. Pode parecer um pouco diferente ou estranho para alguns, mas tudo bom. Eu sou um pouco estranho mesmo...


Metal Samsara - Ainda falando sobre instrumentos musicais da Dean: outros baixos, guitarras ou qualquer outro equipamento tem a sua supervisão pessoal como desenhista, músico ou consultor?

DV: Eu fiz algumas sugestões sobre outros instrumentos na linha. Eu ajudei um pouco com o baixo Dean “V” para Schmier do DESTRUCTION, mas de novo... O que funciona para mim não é necessariamente bom para todos, e os outros instrumentos na linha de trabalho funcionam muito bem para os outros como eles são.


Metal Samsara - No Brasil, alguns músicos estão começando a usar instrumentos da Dean Guitars, especialmente baixistas (no futuro, eu, pessoalmente, espero usar o Metalman 2AV), e a opinião é a mesma: os instrumentos de Dean possuem um som esmagador e uma tecnologia ótima. O que você acha disso? E você sabe se em um futuro próximo, a Dean Guitars terá uma fábrica da América do Sul ou distribuição? E você espera para vir aqui por algum evento de divulgação da Dean Guitars algum dia? Temos um evento chamado Expomusic todos os anos aqui.

DV: A Dean Guitars tem sido muito boa para mim, e sim, eu estou feliz que outros músicos também gostam desta marca.

Estive na Expomusic no passado, pois também sou endorser dos amplificadores da METEORO, que é uma empresa brasileira. Eles fazem um ótimo equipamento de som, que eu uso em todo o mundo!

Metal Samsara - David, eu sinto muito por ter de fazer esta pergunta, mas muitos de seus fãs brasileiros esperam por ela, assim como eu: Quando é que o MORBID ANGEL irá tocar aqui novamente? (NR.: esta entrevista foi feita antes da confirmação da tour brasileira da banda deste ano)

DV: Nós estaremos aí em breve!


Metal Samsara - Agradecemos muito a você, David, por sua gentileza e atenção, então, por favor, deixe suas considerações finais, bem como a sua mensagem para seus fãs, músicos que usam produtos Dean Guitars e leitores do Metal Samsara.

DV: O Brasil é um país que eu sempre anseio por visitar. Eu tenho muitos amigos lá por muitos anos e estou ansioso para conhecer novos amigos muito em breve. Obrigado a você e a todos pelo seu interesse.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):