29 de ago. de 2012

O que é assessoria de imprensa e suas virtudes – Entrevista Especial



Por Marcos Garcia

É bem verdade que muitos são leigos quando se trata do assunto de assessoria de imprensa, para que serve, seus objetivos, e vantagens para bandas e artistas que contam com o serviço.
Para matar a curiosidade de muitos, lá fomos nós, do Metal Samsara, atrás dos mestres Rodrigo Balan e Débora Brandão, responsáveis pela Metal Media Management, para bater um longo papo e esclarecer muitas dúvidas.


Metal Samsara: Primeiramente, gostaríamos de agradecer a boa vontade de nos falar sobre o assunto, então, vamos começar: o que vem a ser uma assessoria de imprensa?

Metal Media: Nós que agradecemos a oportunidade de falar um pouco sobre esse tipo de serviço que aqui no Brasil ainda gera muitas dúvidas.

Se fossemos levar ao pé da letra, em resumo seria isso: Uma ponte entre cliente (no nosso caso, a banda) e os veículos de imprensa. Ponto final.

Só que no nosso meio underground, fazer só isso por uma banda seria aproveitar da boa fé da mesma. Não podemos muito falar das outras assessorias aqui do Brasil, mas a verdade que o termo assessoria de imprensa, no caso da Metal Media, foi um ‘título’ que encontramos para facilitar o entendimento do pessoal, já que fazemos muito além de cuidar desse ‘client to press’.

Inclusive nós da MM englobamos funções de várias áreas: Assessoria de Comunicação e Gestão de Carreira. Servimos muitas vezes até de psicólogos em meio a alguma crise interna em alguma banda (risos). 

Tendo em vista que a Assessoria de Comunicação engloba várias áreas, como a própria Assessoria de Imprensa, Publicidade, Marketing e Relações Públicas, não nos intitulamos “Assessores de Imprensa”, pois limitaria muito o serviço que prestamos às bandas. É um trabalho muito ramificado, que atende às necessidades pontuais de cada grupo, seja de divulgação, organização, gerenciamento, entre inúmeras outras que sempre surgem. 


Metal Samsara: Poderíamos dizer que uma banda com assessoria de imprensa especializada tem mais possibilidades de crescimento do que uma que não tenha este serviço? Se sim, por qual razão? E quais as vantagens que um artista pode ter usando este tipo de serviço?

Metal Media: Sim, com certeza. Esta é uma das funções primordiais de uma assessoria de imprensa, manter o nome de seu cliente em destaque, independente do que esteja rolando com o artista no momento.

Muitos grupos acham que a divulgação de seu nome deve acontecer durante o período de lançamento de seu trabalho e o ínterim até o próximo lançamento fica vago o que acaba deixando a banda em ostracismo. A assessoria de imprensa entra nesse meio tempo com um trabalho de divulgação institucional para manter a banda na cabeça de seus fãs.

Outra vantagem de se ter uma empresa auxiliando seu lado burocrático é evitar o gasto de tempo com outros focos além da música. Muitas vezes a banda não sabe onde procurar por profissionais para produzir o disco, fazer uma capa, tirar fotos, não tem contato direto com os sites de notícias, etc. Entramos como um ‘otimizador’ deste tempo, indicando profissionais certos para o artista e seu estilo.

Sem contar que uma empresa especializada neste setor já conta com um networking consolidado, está sempre procurando por novas formas de divulgação, novos contatos, novas tecnologias e sabe um pouco mais do caminho das pedras dentro do meio.


Metal Samsara: Sei que tocar nesse ponto é um tabu para muitos, mas sendo um serviço especializado, como é feita a cobrança pelo serviço? A fonte é a própria banda, ou outros usuários? Ou existem outras fontes para tanto. Que fique bem claro ao leitor que, antes de tudo, isso é um tipo de serviço oferecido, que consome tempo e recursos, logo, não há motivos para se exasperar por falarmos nisso.

Metal Media: Essa é um pergunta muito legal sim. Muita gente/banda – no Brasil, que fique claro – acha que o serviço de assessoria é algum tipo de ajuda filantrópica à sua banda, que as assessorias têm o dever de ajudar sem nenhum retorno.

As assessorias de imprensa são como quaisquer outras empresas têm que serem pagas! Este é um defeito grave de todo o nosso underground, esperar por tudo de graça, isso se aplica de forma ampla, seja nos shows, gravações, vídeos e assim vai. Esse é um dos motivos mais crônicos de nosso subdesenvolvimento se comparada a outras cenas do mundo. 

Respondendo sua pergunta. No caso da MM o pagamento vem direto das bandas em forma de mensalidade, não sei como funcionam com outras assessorias, mas imagino que seja no mesmo estilo.


Metal Samsara: Essa é quente: quando uma banda ou artista busca um serviço desse tipo, quais seriam os passos que eles devem seguir para não cair nas mãos de embusteiros de plantão? Lembremos que Matahachi cansou de entrar pelo cano por não saber o que e como fazer, hehehehe...

Metal Media: (Risos) Realmente Marcos, essa pergunta é quente! E muito útil... Quantas pessoas já se decepcionaram com uma assessoria por causa da incompetência dela?

É até complicado falar sobre isso, mas vamos enumerar algumas dicas sobre o que avaliar quando for a hora de trabalhar com uma:

- Cuidado com empresas que assediam clientes de outras empresas. Se eles não são leais com seus concorrentes, imagine com sua banda;

- Cuidado com empresas que enaltecem seu trabalho denegrindo outras empresas. Se um dia você sair desta assessoria, o que eles vão falar de sua banda por aí?

- Cuidado, muito cuidado com empresas/pessoas/assessorias que lhe prometem muitas coisas, especialmente as que prometem coisas a curto prazo. Quando a esmola é demais...

- Antes de fechar com uma assessoria de imprensa, pesquise bem sobre ela. Visite o site, conheça as bandas, fale com artistas que já são clientes e veja a opinião deles.

- Converse com os profissionais da mesma, veja se é isso que você precisa para seu grupo, não deixe dúvidas. Muitos artistas acham que somente estar em uma assessoria vai resolver seus problemas. Errado, tudo é feito na base da parceria.

- Não é porque sua primeira experiência com uma empresa de comunicação deu errado, que isso irá ocorrer com todas. Muitas vezes o que pesou contra foi o estilo de trabalho entre cliente e empresa. Tentando alguma outra pode ser que a banda se identifique mais.


Metal Samsara: Se alguém começar nesse campo de trabalho, quais seriam as dicas para que a pessoa comece? Existem cursos especializados, ou alguma coisa nesse sentido? Ou é mais na cara e na coragem mesmo?

Metal Media: A primeira dica é saber o que está fazendo. Não é um curso ou especialização que vai fazer você ter destaque como Manager. Não adianta você ter um curso na Harvard e não ter conhecimento de como o underground funciona. Não só o brasileiro, mas o mundial também. E, posso te dizer, são bem diferentes.

Também não adianta você ser o dono do underground se você não souber técnicas de redação, se comunicar ou como chegar ao fã do artista em questão.

Nós tivemos muita sorte neste quesito por já termos trabalhado antes com a Freemind Records, o que nos deu uma visão bem clara sobre como funciona a máquina do metal no Brasil e fora dele.

Sim, também somos a favor de quantidade. Neste caso, de cursos extracurriculares, quanto mais fomentar seu conhecimento nas matérias que cercam a área, melhor. Não digo só graduação, falo mesmo de cursos de inverno/verão que muitas faculdades oferecem a preços módicos.

Saiba inglês. Claro, se souber mais línguas melhor. Mas o inglês é essencial no mercado da música pesada, ficar estagnado ao mercado brasileiro é um erro muito grande. Diferente dos outros estilos, a música pesada é global e para um cliente seu continuar se desenvolvendo tem obrigatoriamente que atingir novos mercados.


Metal Samsara: Fora a especialização, quando uma empresa do tipo é fundada, com quais encargos ela precisa arcar?

Metal Media: Olha, vai variar um pouco de empresa para empresa. No nosso caso somos prestadores de serviço e, como anteriormente tínhamos a Freemind Records, acabamos usando muito da parte jurídica da mesma.

Normalmente por ser uma prestação de serviços e, em muitos casos pontuais, o assessor de imprensa pode trabalhar como um autônomo ou profissional liberal sem ter que criar uma pessoa jurídica.


Metal Samsara: Falando um pouco mais especificamente da Metal Media Management, quais as bandas que começaram a ter maior expressividade na cena brasileira após contar com seus serviços? Além de motivo de orgulho, poderia se dizer que isso é consequência do trabalho de vocês? Quem conhece, sabe que vocês dois dão um duro dos diabos!

Metal Media: Realmente, se tem uma coisa que podemos nos orgulhar é de trabalhar pra caralho! (risos). E fazemos isso com muito amor, temos a sorte de poder sustentar uma família através do Metal. Sabemos o quanto isso é difícil no Brasil e poder fazer parte deste pequeno grupo é um motivo de grande alegria pra gente.

Um ponto que sempre batemos é que um projeto de assessoria de imprensa é um trabalho a médio e longo prazo, qualquer coisa que acontece em um curto espaço de tempo é casual.

As bandas que estão há mais tempo conosco são mais fáceis de quantificar, mas seria injusto falar de uma banda específica, cada uma trabalha de um modo muito particular e tem seus próprios objetivos traçados. Com o Facebook, dá pra sentir e acompanhar mais facilmente o crescimento de cada banda, especialmente em relação ao público, principal objetivo de nosso trabalho.

Dizer que é consequência do nosso trabalho seria uma grande mentira! Esse crescimento exponencial das bandas que trabalham conosco é mérito primariamente delas. Somos apenas uma parte deste trabalho e se não houver uma parceria forte entre o artista e a Metal Media, nosso trabalho de nada serviria.

Mas temos muitos outros motivos pra nos orgulhar desses nossos 4 anos de vida. O mais importante deles foi ter a chance de conhecer pessoas maravilhosas, hoje, muitos clientes, colegas, jornalistas e pessoas do meio se transformaram em amigos pessoais, coisa que é impagável.


Metal Samsara: Agradecemos muito sua colaboração, e pedimos que deixem suas considerações finais e sua mensagem para nossos leitores, sejam artistas, bandas, fãs e mesmo outros colegas de profissão.

Metal Media: Poxa, a gente que agradece. É até meio estranho responder uma entrevista, já que normalmente apenas as corrigimos para as bandas! (risos). Foi uma experiência bem bacana e bem difícil de responder. Esperamos que ela tenha ajudado especialmente as bandas a se decidirem melhor sobre como contratar um serviço.

Queremos deixar nossos agradecimentos para ti, Marcos, pelo lindo serviço que você faz para o Metal. Um trabalho altruísta, de altíssima qualidade! Somos seus fãs!

Queremos deixar também nosso abraço aos colegas de profissão e grandes amigos: Costábile (The Ultimate Press), Luciano Piantonni (LP Press), Eduardo Macedo (MS Metal Press), Maicon Leite (Wargods Press) e todas as outras assessorias que fazem um grande trabalho por aqui.

Também queremos agradecer todos os sites, zines, blogs, portais, revistas, jornais, etc. que com seu trabalho maravilhoso nos proporciona um dos undergrounds mais ricos do mundo! Muito obrigado!

Por último queríamos deixar uma pequena dica para as bandas: Nunca desistam! Sejam perseverantes, tenham paciência, se rodeiem com pessoas sérias e honestas. Trabalhem duro. Nada vem fácil!


Agradecemos a colaboração gentil de Débora Brandão e Rodrigo Balan neste entrevistas, e para que o caro leitor possa conhecer mais da Metal Media e de seus clientes, basta acessar o site http://metalmedia.com.br/newspress_br/



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